Suiça / Zurique

A lista que se segue representa os Cantões suiços sublinhados.

Zurique
O Cantão de Zurique, com 1729 km2, tem uma população aproximada de 1.242.000 habitantes. Zurique é a capital administrativa e Winterthur é também outra cidade importante. É membro da Confederação Helvética desde 1351.

Zurique é a maior cidade da Suiça e concentra aproximadamente 1 milhão de habitantes na sua área metropolitana. Zurique teve sempre um papel fundamental na história da Suiça e hoje é a sua maior cidade, palco de grande fervor cultural, ambiente cosmopolita e muitas outras características de grandes cidades ocidentais não se pautando propriamente na imagem de perfeição do resto da Suiça. A alta finança e o grandes bancos suiços, tão importantes para a economia nacional, estão sediados em Zurique.
O Rio Limmat que se junta ao Lago de Zurique, divide a cidade em duas metades. A parte oriental conhecida como Niederdorf inclui a majestosa Catedral Grossmünster do século XIII, e tem muitos cafés e pequenas lojas. A metade ocidental é a mais antiga da cidade e concentra-se à volta da Lindenhof, a plataforma que oferece uma excelente vista da cidade. Ali perto fica a igreja medieval Fraumünsterkirche com bonitos vitrais de Marc Chagall e Städtische Verwaltung (Câmara Municipal). Bahnhofstrasse é a ampla rua que vai dar à Estação Central e tem a fama de ser uma das ruas de comércio mais elegantes da Europa com várias joalharias e boutiques de grande classe.

 

Schwyz
O Cantão de Schwyz, com 908 km2, tem uma população aproximada de 133.000 habitantes. Schwyz é a sua capital. É membro da Confederação Helvética desde 1291. O seu nome está na origem do nome “Suiça”. Schwyz estava cultural e militarmente associado aos seus vizinhos Uri e Unterwald. Em 1315 conseguiram juntos uma vitória sobre os Habsburg e tornaram-se todos conhecidos como Schwyzers o que deu origem ao nome Schweiz (Suiça em alemão).

Schwyz é uma pequena cidade mas com uma história muito grande ligada à origem da nação suiça. Por isso, o Museu Nacional Suiço tem aqui uma delegação. A praça central Hauptplatz é dominada pelo Rathaus (Câmara Municipal) e a Igreja St. Martin.

 

Sankt Gallen
O Cantão de Sankt Gallen, com 2026 km2, tem uma população aproximada de 455.000 habitantes. A cidade de Sankt Gallen é a capital e Wil é outra cidade importante do cantão. É membro da Confederação Helvética desde 1803.

Sankt Gallen tem uma população de 146.000 habitantes e é o maior centro urbano do nordeste suiço, limitado a norte pelo Lago Constança e a sul pelas montanhas de Appenzel. Tem um centro histórico muito bonito onde se destaca a Abadia barroca que inclui a enorme Catedral e uma biblioteca no melhor rococó.
Säntispark é uma das maiores atracções lúdicas da região de Sankt Gallen. Não longe do perímetro da cidade fica este enorme parque de diversões aquático indoor. Por ser fechado permite diversão todo o ano, especialmente no frio Inverno, incluindo uma piscina que está em parte no exterior, permitindo ver o manto branco de neve nas bordas da piscina.

Lago Wallensee fica no sul do cantão perto do Liechtenstein.

 

Appenzel – Inner Rhoden
O Cantão de Appenzel-Inner Rhoden, com 173 km2, tem uma população aproximada de 15.000 habitantes. Appenzel é a capital. É membro da Confederação Helvética desde 1513.

Appenzel é uma pequena cidade de 5.000 habitantes. Tem tradições no artesanato e ali se podem admirar um conjunto de casas de madeira pintadas. Fica rodeada das montanhas verdes (ou brancas) do Alpstein, nomeadamente o pico mais alto o Säntis com 2502 m, de onde se pode admirar panoramas espetaculares dos Alpes austríacos ou do Lago Constança.

A região leste da Suiça fica no coração da Europa, com fáceis ligações a norte dos Alpes, a toda a Alemanha, França e Áustria. A sul dos Alpes os acessos são mais escassos mas os actuais túneis que atravessam os Alpes já permitem ligações rápidas a Itália. O sistema ferroviário suiço é famoso por ser um dos melhores do mundo e a rede de auto-estradas também é excelente apesar das barreiras naturais. Zurique fica a 124 kms de Berna, 287 kms de Genebra, 665 kms de Paris, 320 kms de Munique e 287 kms de Milão.
Zurique tem o maior Aeroporto internacional da Suiça com inúmeros vôos para toda a Europa e outros continentes.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado.