México

O México é um país localizado na América Central, delimitado ao norte pelos Estados Unidos da América, a leste pelo Golfo do México e pelo Mar das Caraíbas, através dos quais de aproxima de Cuba, a sul pela Guatemala e Belize, e a oeste pelo Oceano Pacífico. Além do território continental e ilhas adjacentes à costa, o México inclui também as Ilhas Revilla Gigedo, localizadas no Oceano Pacífico, a mais de 400 km a sul do Cabo San Lucas, na Baixa Califórnia. O México ocupa uma superfície de 1.972.550 km2 e tem uma população de 102 milhões de habitantes, sendo o país mais populoso que fala espanhol. A capital é a Cidade do México que engloba uma metrópole de aproximadamente 20 milhões de habitantes inserida num Distrito Federal. O resto do território está dividido em 31 estados.

Quintana Roo
O estado de Quintana Roo situa-se na parte oriental da Península de Yucatán e é limitado pelos estados vizinhos de Yucatán e Campeche, fazendo também fronteira com a Guatemala e Belize. O estado tem uma população de 874.963 habitantes para uma superfície de 50.844 Km2. A capital é Chetumal.
Com a criação do território de Quintana Roo em 1902, começou a funcionar a “Compañía Colonizadora”, cuja sede era a “Hacienda de Santa María”, hoje “Leona Vicario”. Aqui produzia-se “o chicle” e o chamado “palo de tinte” que se transportava por caminho-de-ferro até Puerto Morelos, para se levar até à ilha de Cozumel e assim se comercializar os produtos com o exterior. Após a Segunda Guerra Mundial, a produção “chiclera” diminuiu e a zona ficou sem alternativas económicas, até que no final dos anos 60’ se iniciou o desenvolvimento turístico. Em 1974 inaugurou-se o primeiro hotel do lugar. Nesse ano, Quintana Roo converte-se em Estado e muda a sua divisão política, criando-se o município de Benito Juárez com territórios que antes eram da Isla Mujeres.

Cancún foi concebida no final da década de 60, devido ao estudo de zonas propícias para o desenvolvimento de centros turísticos e de pólos de crescimento económico como opção à diversificação e ao complemento das actividades produtivas do País. Quase 30 anos depois da sua fundação, Cancun, outrora uma ilha habitada por um pequeno grupo de pescadores e com vestígios Maias, transformou-se num destino turístico que recebe anualmente mais de 2 milhões de turistas. A sua população é aproximadamente 400.000 habitantes.
Cancún é o destino mais visitado no México e tem uma capacidade hoteleira de 25.000 quartos. Oferece grandes complexos hoteleiros com piscinas que se prolongam por quilómetros, campos de golfe, ténis, praias e zonas comerciais de grande nível.
Cancún está dividida em duas secções: “El centro” ou Cancun City/Downtown que fica no continente e alberga a maior parte dos mexicanos que aqui vivem, e a “Zona Hotelera” que é uma língua de areia de 22 kms, situada na Ilha de Cancún, entre a Lagoa Nichupte e o Mar, onde ficam todos os hotéis de Cancún. Aqui ficam também a maior parte dos restaurantes, bares, discotecas e shoppings. A Zona Hotelera tem a forma de um 7 e junta-se ao continente nas pontes Punta Nizuc e Playa Linda. Esta faixa de território é percorrida por uma ampla avenida chamada Kukulcan Boulevard. A enorme lagoa interior chama-se Nichupte e tem uma larga oferta de desportos náuticos. O Centro é mais antigo e pitoresco e ali pode encontrar-se vários mercados ao longo da Avenida Tulum e também restaurantes e lojas.

Isla Mujeres é uma ilha com 8 kms de comprimento por 500 m de largura, situando-se 6 kms ao largo de Cancún. A ilha é o destino para muitos amantes do snorkeling que ali desfrutam da beleza marinha de alguns recifes. A Playa Norte é considerada a mais bonita da ilha mas provavelmente a menos confortável para banhos. A Playa Lancheros e Playa Paraiso ficam na parte sudoeste da ilha que fica defronte a Cancún, são óptimas para banhos de sol e no belíssimo mar azul turquês. Aqui pode-se, dentro de uma cerca na água, nadar com tubarões “supostamente” inofensivos. Na ilha existem também ruínas maias.

CrocoCun é um pequeno zoo à saída de Cancún para sul que alberga répteis e mamíferos da região como papagaios, cães mayas, macacos e gazelas. A colecção de répteis é fantástica e pode-se interagir com alguns animais, por exemplo pegar em crocodilos bebés e colocar cobras ao pescoço.

Xcaret é um Parque Natural de aproximadamente 100 hectares, 71 kms a sul de Cancún, composto por sítios arqueológicos Maias e diversas atracções sobretudo marinhas que atraem muitos visitantes. Os sítios arqueológicos Maias são compostos por 8 edifícios datados entre 1400 e 1517. Adicionalmente existe uma aldeia maia que mostra ao visitante os hábitos daquele povo. Entre as principais atracções de Xcaret estão: o Aquarium, várias lagoas azuis com muitos peixes exóticos onde se pode fazer snorkeling, um recanto da baía onde se pode nadar com golfinhos, uma vasta área de floresta tropical onde se podem admirar aves exóticas e outros animais, os rios subterrâneos onde se pode flutuar por 500 metros e por último a idílica praia tropical no Mar das Caraíbas.

Puerto Aventuras é uma praia da Riviera Maia que é um novo centro de desenvolvimento turístico. É mais pequeno que Cancún e por isso oferece maior elegância e conforto. A cidade foi construída em redor da marina que é assim onde se concentram as pessoas à volta das lojas de artesanato mexicano, bares e restaurantes.

Xel-Há é um Parque situado 122 kms a sul de Cancún, na Riviera Maia. Engloba uma grande laguna interior, com acesso ao mar, que faz o deleite de muitos turistas que ali nadam e mergulham nos vários recantos da laguna onde se avista flora e fauna exótica. Como em Xcaret também se pode nadar com golfinhos. O parque inclui também uma vasta área de floresta tropical com vários trilhos que oferecem a possibilidade de ver alguns animais no seu habitat, nem que sejam apenas as pacatas iguanas. Flutuar pelo Rio Xel-Há abaixo também é uma boa opção de diversão ou então explorar os trilhos na selva em bicicleta. A ponte flutuante merece uma visita até pela vista que oferece da abertura da laguna para o mar azul turquês das Caraíbas.

Tulum é uma importante cidade Maia, 130 kms a sul de Cancún. É por muitos considerada a mais bonita cidade Maia, talvez porque o complexo arqueológico fica mesmo junto ao Mar das Caraíbas criando assim um contraste fabuloso entre a água azul turquesa e os pequenos penhascos onde se elevam as ruínas Maias por entre palmeiras e até uma pequena praia de areia branca onde se pode mergulhar no mar azul durante a visita.
A antiga cidade Maia está protegida por 3 muralhas (uma das faces está protegida pelo mar) de 5 metros de altura. Entrando no complexo pode ver-se em frente o Castillo que se impõe com proeminência num rochedo sobre o mar e de onde se tem uma vista magnífica em todas as direcções. No Templo de los Frescos pode observar-se no interior murais parcialmente restaurados que ilustram deuses Maias. Nos cantos da galeria em redor do templo estão esculpidas máscaras de Chac ou talvez do deus criador Itzamna. À esquerda da praça que antecede o Castillo, fica o Templo del Dios Descendente. Do lado oposto fica o Templo de Las Series Iniciales.

 

Yucatan
O estado de Yucatan situa-se na parte ocidental da Península de Yucatán. O estado tem uma população de 1.362.940 habitantes para uma superfície de 39.340 Km2. A capital é Mérida.
Aproximadamente meio milhão de pessoas conhecem a língua Maia e conservam-na como parte da sua história assim como os complexos arqueológicos Maias que enchem as medidas a qualquer visitante. Os mais relevantes são Chichén Iztá, Ek Balám, Uxmal, X´Cambó, Labná e Dzibichaltún.

Valladolid é uma cidade de 40.000 habitantes, cerca de 160 kms a oeste de Cancún na estrada que liga a Chizen-Itzá. A maior cidade do estado é Mérida, mas Valladolid é também uma importante cidade na região que remonta ao século XVI. Apresenta um notável conjunto de arquitectura colonial, como o imponente Convento de San Bernardino. O desenvolvimento turístico em Yucatan, realçou a característica de Valladolid como posto intermédio entre Cancún e Mérida e como base para iniciar a visita ao complexo arqueológico de Chitzen-Itzá.

Chitzen-Itzá fica a 204 kms de Cancún, na direcção de Mérida. Foi uma das mais importantes cidades Maias e um local de peregrinações antes da chegada dos espanhóis. O sítio arqueológico está muito bem preservado e atrai mais de 1 milhão de turistas por ano devido à sua grande importância histórica e grandeza arquitectónica. Chitzen-Itzá deriva o seu nome de “boca do poço”. Teve o seu apogeu de desenvolvimento cultural e urbano entre os séculos XI e XIII, já num período dominado pelos Toltecas.
O complexo arqueológico cobre 15 km2 e as suas construções revelam a diversidade de estilos correspondentes aos vários estágios de evolução. O Castillo é uma impressionante pirâmide Tolteca com 38 metros de altura, dedicada ao culto de Kulkúlkan, deus-serpente e herói do México central. Cada face da pirâmide tem 91 degraus, somando o topo da pirâmide perfaz 365, o mesmo número de dias do ano. Numa das faces, a escadaria termina numa cabeça de serpente. A subida e descida dos degraus da pirâmide é impressionante pelo seu declive e a vista do topo é fabulosa sobre um manto de floresta virgem em todas as direcções e também as outras construções da cidade. A pirâmide Tolteca foi construída sobre uma pirâmide Maia mais antiga que é possível ainda subir como que num túnel interior. No alto está um famoso Chacmool (escultura de uma figura reclinada segurando uma taça – relacionado com o deus da chuva, Chac) e um trono de jaguar vermelho com olhos de jade. Aqui acontece um fenómeno de luz e sombra nos equinócios de Março e Setembro, com uma sucessão de triângulos simulando uma serpente a descer as escadas.
O Juego de Pelota (Jogo da Bola) é o maior na Mesoamérica com 168 metros de comprimento. O jogo consistia em introduzir a bola só com as pernas no anel que ficava elevado na parede. Entre as duas equipas, o capitão da equipa que ganhasse era honrosamente decapitado para se juntar aos deuses.
O Templo de los Guerreros é majestoso e fica cercado por mil colunas que suportavam um tecto que já não existe.
O Caracol era um Observatório Astronómico, um dos poucos edifícios circulares construídos pelos Maias. Uma escadaria espiral interior dá o nome ao edifício.
O Cenote Sagrado (Poço Sagrado) é um poço com 60 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade. Era usado para cerimónias religiosas de sacrifício, sobretudo de virgens, e oferendas aos deuses da chuva que supostamente naquelas águas viviam. Explorações ali feitas descobriram objectos de cobre, ouro, jade, esculturas, setas e restos humanos.

Cenote Ikil é um poço natural do tipo que abundam na península de Yucatán e que acumulavam chuvas. É um cenário natural lindíssimo no meio da vegetação e onde se pode mergulhar. A água à superfície fica 26 metros abaixo do nível do solo e tem uma profundidade de 40 metros de água doce. Fica perto de Chitzén Itsa.

A Península de Yucatan fica no extremo sudeste do México. Tem uma razoável rede de estradas e uma auto-estrada entre Cancún e Mérida. Cancún é o local mais visitado no México e por isso tem um grande Aeroporto Internacional com uma boa oferta de ligações aéreas directas desde a Europa e também de todo o continente americano. Existem inúmeros pacotes turísticos nas agências de viagens que incluem vôo e estadia em Cancún, a preços razoáveis.


Geografia

Localizado na parte sudoeste do continente norte-americano e de forma aproximadamente triangular, o México estende-se por mais de 3000 Km de noroeste a sueste. A sua largura varia entre mais de 2000 km no norte e menos de 220 km no istmo de Tehuantepec, no sul. Nos litorais encontram-se planícies costeiras, ao passo que o México central consiste de planaltos elevados e montanhas escarpadas, incluindo vulcões, o mais elevado dos quais é o Pico de Orizaba, com 5610 m de altitude.

O terreno e o clima variam dos desertos do norte à floresta húmida tropical no sul. Os principais rios mexicanos são o Río Bravo del Norte (também conhecido como Rio Grande), o Grijalva, o Balsas e o Yaqui.

Desde a segunda guerra mundial, o México teve um desenvolvimento económico positivo. A agricultura ainda ocupa um quarto da força de trabalho mas está a ser progressivamente modernizada. A agro-pecuária e as pescas também são actividades importantes. As principais indústrias produzem aço, automóveis, petróleo e químicos. O turismo também é economicamente importante.

História

O México foi o berço de várias civilizações nativas americanas avançadas, das culturas mesoamericanas, como as civilizações Maia, Tolteca, Mixteca, Zapoteca, Olmeca e Azteca. A chegada dos espanhóis no princípio do século XVI e a sua vitória sobre os aztecas em 1521, capturando o seu líder Montezuma, marcaram o início do período colonial da Nova Espanha. Os espanhóis entretanto expandiram o território ocupado para o resto do México e sudoeste dos actuais Estados Unidos.

Em 1810 o México declarou a sua independência de Espanha, o que causou uma longa guerra que acabou por levar à independência em 1821 e ao estabelecimento da República em 1823. Depois da independência, a corrupção e as lutas internas levaram a que a República do Texas se libertasse em 1836 e com a Guerra contra os EUA, o território mexicano foi lentamente diminuindo. Em 1855 um movimento reformista democrático liderado por Benito Juárez destituiu a ditadura e estabeleceu uma constituição liberal. Na década de 1860, o país sofreu uma ocupação militar francesa, que colocou na liderança do país o príncipe Habsburgo Porfirio Díaz durante 35 anos depois de 1876.

O longo regime autocrático de Porfirio Díaz levou à revolução mexicana em 1910. As forças revolucionárias (de que fazia parte Emiliano Zapata e Francisco Pancho Villa) derrotaram o exército federal, mas foram assoladas por lutas internas, deixando o país em conflito ao longo de mais duas décadas. No fim da revolução, o Partido Revolucionário Institucional (PRI) tomou o poder e controlou o país até ao fim do século XX. Nos anos 90, o alívio da dívida, o investimento estrangeiro e a privatização de grandes empresas levou a uma reviravolta económica que leva ainda hoje o México no bom caminho do desenvolvimento.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado.