Itália / Lombardia

Lombardia é uma região de Itália com quase 10 milhões de habitantes e 23854 km2, cuja capital é Milão. É a região mais populosa da Itália com um sexto da população italiana e também a mais rica. A Lombardia abrange uma parte dos Alpes bem como alguns lagos de origem glacial, os Lagos Maggiore e Lugano partilhados com a Suiça e os Lagos Como, Iseo, Idro e Garda (sendo este o maior de Itália).

Milão é a maior cidade de Itália com uma população estimada em 4,3 milhões de habitantes. Milão foi governada por Visconti, Sforza, os espanhóis em 1500 e os austríacos no século XVIII. Em 1796 Milão foi conquistada por Napoleão I. Durante o romântico, Milão foi um importante centro cultural na Europa, atraindo vários artistas, compositores e escritores. Actualmente, a cidade continua a ser um dos principais centros transportacionais e industriais da Europa e é um dos mais importantes centros da União Europeia para negócios e finanças. Os pricipais pontos de interesse turístico centram-me em redor do Duomo, a majestosa Catedral, construída em estilo gótico entre 1386 e 1577. Nesta Piazza del Duomo fica uma entrada para as bonitas Galerias Vittorio Emanuel II com elegantes lojas das mais caras marcas de moda. No outro extremo da galeria fica a Piazza della Scala onde está localizado um dos mais importantes teatros de óperda da Europa, o Teatro Alla Scala onde Verdi estriou as suas obras. Aqui fica ainda uma estátua de Leonardo da Vinci, o engenheiro/inventor/artista que viveu muitos anos em Milão e deixou aqui a sua obra, também presente num Museu e em exposições temporárias. Ainda perto do Duomo fica Museu de Novecento, uma importante colecção de arte moderna do século XX, o Palácio Real que foi sede de governo da cidade até ao período dos Habsburgos. Um pouco mais afastado deste centro, fica o Castelo Sforzesco, que foi o resultado da ampliação da fortaleza Visconti durante o domínio da família Sforza entre os séculos XIV e XV.

Lago de Como é um lago de origem glacial com uma área de 146 km², é o terceiro maior lago da Itália. Com uma profundidade máxima de 410 metros é um dos mais profundos lagos da Europa. O lago localiza-se entre os Alpes e o vale do Rio Pó, perto da fronteira com a Suiça e tem um formato muito particular de um “Y” invertido. As cidades de Como e Lecco situam-se nas partes sudoeste e sudeste respectivamente. As pequenas cidades de Bellagio, Menaggio e Varenna estão situadas na intersecção dos três ramos do lago e podem ser facilmente acedidas através de barcos e balsas. O Lago de Como é circundado por montanhas altas acima de 2000 m de altura e por serras baixas bastante arborizadas.

Pavia é uma cidade 35 kms a sul de Milão junto ao Rio Ticino e com uma população de 71000 habitantes. A sua Universidade fundada em 1361 é uma das mais antigas da Europa. O edifício central tem 12 pátios dos séculos XV a XIX. A Catedral foi iniciada em 1488 mas só em 1898 a sua fachada e cúpula foram terminadas de acordo com o plano inicial. As torres medievais ainda se realçam nos céus da cidade, com destaque para aquelas na Praça Leonardo da Vinci.

Certosa di Pavia é um mosteiro de Cartuxos situado poucos quilómetros a norte de Pavia. Foi fundado em 1396 pelo primeiro duque de Milão, Gian Galeazzo Visconti, demonstrando todo o esplendor do Renascimento. Com a morte do duque os trabalhos foram interrompidos entre 1402 e 1412 e só retomaram com a subida ao poder de Philippe Visconti, continuando a renovar-se até 1782. Durante todo esse tempo pôde ser constantemente enriquecido constituindo um testemunho histórico da Lombardia, fruto de uma abertura a outros artistas e trabalhos de outros centros italianos como o demonstra a rica ornamentação dos dois claustros, assim como a construção da igreja terminada em 1473, quando se iniciou a decoração da fachada com mármore, o que demorou mais de um século e inúmeras alterações do projecto.

Bérgamo com cerca de 120 mil habitantes, divide-se em duas partes distintas, a Città Alta (Sìta Ólta), o centro histórico cercado por uma muralha, e a Città Bassa (Sìta Bàsa), a parte moderna. É uma cidade com um património arquitectónico fantástico.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado.