Itália / Liguria

Liguria é uma região do norte de Itália com 1,7 milhões de habitantes e 5410 km2, cuja capital é Génova. A região tem uma bonita costa escarpada com enseadas e localidades pitorescas. No interior as montanhas atingem os 2000 m. No entanto a região é dominada pelo mar desde a fronteira com França a oeste, formando a famosa Riviera desde Sanremo a Savona, passando pelo importante porto de Génova  e continuando até à Toscânia por Portofino, Sestri Levante e as famosas Cinqueterre antes de La Spezia. 
A Liguria foi dominada alternadamente por Milaneses e Franceses até 1528 em que se tornou uma república estável durante 250 anos. Em 1805 foi anexada à França por Napoleão e anexada ao Reino da Sardenha em 1815 pelo Congresso de Viena até à unificação de Itália.

Génova é a capital da Liguria com uma população estimada em 600 mil habitantes. Fica no Mar da Liguria e tem um dos mais importantes portos do Mediterrâneo. Tem também importantes estaleiros navais e uma grande tradição marítima que remonta a Cristovão Colombo, o genovês que serviu a coroa de Espanha.
Começando a visita pela meca do Renascimento em Génova, a Via Garibaldi que alberga alguns belos palácios como Palazzo Rosso, Palazzo Bianco ou o Palazzo Real. Continuando pela Via Garibaldi chega-se ao elevador que permite subir uma das colinas de Génova, o Catelletto Levante, até Belvedere Castelletto que tem um miradouro de onde se pode ver toda a cidade, o porto e a Lanterna, o grandioso farol de 1543 que domina o porto.
Continuando para o centro histórico chega-se à Piazza de Ferrari e ao Palácio Ducal que fica mesmo no centro da cidade. Ali perto fica a Catedral de São Lourenço. Descendo a Via San Lorenzo chega-se ao Palácio San Georgio e ao Porto Antico de Génova, agora convertido para actividades de lazer e restauração.

La Spezia é a segunda maior cidade da Liguria com perto de 100 mil habitantes. Com a sua baía natural alberga a maior base naval italiana. É ainda o ponto de partida para os passeios turísticos a Cinqueterre e Portovenere.

Cinque Terre é o conjunto de 5 aldeias pitorescas a noroeste de La Spezia que dão côr às encostas verdes da costa desde o mar. Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare compõem assim o Parco Nazionale delle Cinque Terre. Desde La Spezia em direcção a Génova a primeira é Riomaggiore onde se pode chegar de comboio ou barco, sendo o meio de transporte que liga todas elas, excepto Corniglia que não tem cais. Além das bonitas ruas pitorescas e casario colorido que sobe as encostas a partir do mar, estas aldeias têm locais onde se pode mergulhar no bonito mar da Liguria. Em Monterosso al Mare há mesmo uma praia extensa.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado.