Halong Bay – o reino do dragão

Halong Bay ou Vinh Ha Long em vietnamita, é certamente uma das mais bonitas baías do mundo. Fica situada no norte do Vietname no Golfo de Tonquim numa área de 1553 km2. É composta por cerca de 1960 ilhotas ou formações calcárias que fazem lembrar o partes do dorso de um dragão meio submergido, aliás Ha-Long significa o “dragão descendente”. A baía foi dividida administrativamente em 3 baías por motivos de política regional. Halong Bay ficou o nome da parte central da baía a sul de Halong City, Bai Tu Long Bay é a área a nordeste e Lan Ha a parte que fica a leste da ilha de Cat Ba.

Diz a lenda local que, na época da fundação do Vietname, os deuses enviaram uma família de dragões para proteger o país dos deus invasores. Os dragões cuspiram jóias que se transformaram em ilhotas e rochas que formaram uma parede defensora na qual as frotas inimigas embateram. Quando terminou a guerra a mãe-dragão escolheu a baía de Halong para viver na Terra e os seus filhos a baía de Bai Tu Long (filhos do dragão). Lan Ha significa ainda orquídea que existe em abundância na região.

Halong Bay é um local classificado como património da humanidade pela UNESCO e atrai muitos turistas que exploram a baía em barcos de cruzeiro que ali passam 1 ou 2 noites. O crescimento desta actividade tem também trazido poluição aos mares calmos de Halong. Mas há ainda diversos locais onde se pode desfrutar desta maravilha em comunhão com a natureza e em absoluta tranquilidade.

> Ver mais sobre Halong Bay…

Comentários

O seu endereço de email não será publicado.