Guiné Bissau / Bafatá e Interior

Bafatá é a segunda maior cidade da Guiné-Bissau com 10.000 habitantes. Fica no interior do país na margem do Rio Geba, 150 kms a leste de Bissau.
Bafatá é uma cidade surpreendentemente tranquila, caracterizada por uma predominância de edifícios e casas coloniais, infelizmente num estado avançado de degradação. O herói nacional, Amílcar Cabral, nasceu em Bafatá e esse facto está assinalado num pequeno monumento com o seu busto e na casa onde nasceu, perto do Mercado Central. A cidade fica numa colina sobre o Rio Geba. 12 kms a oeste ficam as ruínas de Geba, um antigo entreposto português.

Cussilinta é um lugar mágico onde se pode contemplar uma magnífica paisagem natural num rio de leito rochoso com selva em redor. Nada com um belo banho na água quente…

Saltinho é outro lugar paradisíaco num enorme leito de rio rochoso com cascatas e selva em redor. Fica a 25 kms a sudeste de Xitole (por sua vez, 35 kms a sul de Bambadinca), junto à aldeia de Mampatá. As suas cascatas são muito bonitas e ainda mais na época das chuvas, tornando-se o rio num lago imenso. Saltinho tem ainda hoje uma importante ponte construída pelos portugueses nos anos 60.

Bambadinca é uma cidade a oeste de Bafatá. Foi um importante palco da guerra colonial, encontrando-se ainda vestígios desse conflito, como um velho obus.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado.