França / Sul e Pirinéus

Aquitaine
A região de Aquitaine tem uma superfície de 41.309 km2 e uma população de 2,9 milhões de habitantes. A capital é Bordéus. Os rios mais importantes são o Dordogne e o Garonne que se juntam um pouco depois de Bordéus formando o estuário com o nome de Gironde que desemboca no Golfo da Biscaia. Tem algumas estâncias de veraneio no Golfo de Biscaia sendo Biarritz a mais conhecida. O sul da região ainda engloba parte dos Pirinéus franceses.
Aquitaine corresponde à antiga região de Gasconha. No século XII foi governada pela Inglaterra e mais tarde foi disputada entre a França e a Inglaterra durante a Guerra dos 100 Anos. Em 1451, Aquitaine foi definitivamente conquistada pela França. A região sul da Gasconha é mais conhecida como o País Basco francês, albergando alguma dessa cultura basca que predomina sobretudo em Espanha na região contígua à Aquitaine.

Bordéus é a sétima maior cidade francesa com 750.000 habitantes. Fica situada numa planície vinhateira chamada de Bacia de Aquitaine, nas margens do Rio Gironde que desagua no Golfo de Biscaia. O porto de Bordéus é um dos mais importantes portos franceses. O centro antigo da cidade, mais a sul, tem ruas estreitas e sinuosas com numerosas casas do século XV com estrutura de madeira. Mais para norte, as avenidas largas e praças grandiosas coexistem com imponentes edifícios do século XVIII. A Esplanade des Quinconces é uma das maiores praças de França. O Grand Théâtre fica perto, é um soberbo edifício do século XVIII. A Catedral Saint André foi consagrada em 1006 e é actualmente uma bela igreja gótica. A Igreja de Saint Croix é uma basílica românica terminada no século XIII. A Torre Saint Michel é uma torre “beffroi” do século XV com 109 metros de altura. A Universidade foi fundada em 1441. Bordéus é famosa mundialmente pelos seus vinhos de denominação “Bordeaux”.

Biarritz é uma famosa estância balnear de 30.000 habitantes no sudoeste de França, muito perto da fronteira com Espanha. Tornou-se numa estância elegante no século XIX quando foi frequentada pela realeza europeia. As suas praias são muito procuradas no Verão, mas também pelo surf.

Saint-Jean-de-Luz é outra estância muito procurada no Verão pelas suas praias múltiplas diversões. O seu porto alberga uma importante frota pesqueira.

 

Midi-Pyrénées
A região de Midi-Pyrénées tem uma superfície de 45.349 km2 e uma população de 2,5 milhões de habitantes. A capital é Toulouse. O coração dos Pirinéus franceses fica nesta região que faz fronteira com o Principado de Andorra.
A região fazia parte da Gasconha que foi dominada pelos Duques de Gasconha e mais tarde pelo Duque de Aquitaine. No século XII passou para o domínio inglês e só no século XV voltou à coroa francesa.

Toulouse é a 6ª maior cidade francesa com 760.000 habitantes. A cidade fica situada nas margens do Rio Garonne que a liga a Bordéus e ao Atlântico. O Canal du Midi liga Toulousse ao ao Mediterrâneo. No centro da cidade fica a Catedral de Saint Étienne, em estilo gótico do século XII, a Igreja dos Jacobinos e a Basílica românica de Saint Sernin que foi começada no século XI. Toulouse tem também um conjunto interessante de edifícios renascentistas dos séculos XVI e XVII. Um deles é o Hôtel d’Assézat que alberga a Académie des Jeux Floraux, fundada em 1323 para encorajar o talento literário. O Capitole (câmara municipal) do século XVIII é também notável. A Universidade de Toulouse foi fundada em 1229 e é a segunda mais antiga de França.
A expansão comercial de Toulouse iniciou-se no século XIX com as ferrovias. Nas últimas décadas, o desenvolvimento industrial tem sido espectacular com o fabrico de aviões, químicos, têxteis e maquinaria pesada. A cidade é o mais importante centro aerospacial da Europa que se iniciou com o fabrico dos aviões Caravelle, depois o Concorde e actualmente os Airbus.

Lourdes é uma cidade fortificada nas margens do Rio Gave de Pau, muito perto da base dos Pirinéus. Actualmente a cidade é famosa por ser um dos maiores centros de peregrinações católicas em toda a Europa. Foi em Lourdes, em 1858, que uma rapariga de 14 anos chamada Bernadette teve visões da Virgem Maria. As visões ocorreram numa gruta. O Papa Pio IX autorizou a veneração à Nossa Senhora de Lourdes. Em 1925, Bernardette foi beatificada e posteriormente canonizada. A Basílica de Nossa Senhora de Lourdes foi construída em 1876 em cima da gruta. Em 1958, foi construída uma igreja subterrânea de betão com capacidade para 20.000 peregrinos. Mais de 5 milhões de pessoas visitam o santuário todos os anos.

A região do Sul de França engloba os Pirinéus e toda a região adjacente que vai desde o Atlântico ao Mediterrâneo, incluindo as bacias do Garonne, Dordogne e estuário do Gironde. As cidades de Bordéus e Toulouse estão ligadas ao resto do país com excelentes acessos tanto rodoviários, pela excelente rede de auto-estradas, como ferroviários. A região serve também de passagem da Península Ibérica para o norte da Europa. Existem auto-estradas que ligam Bordéus a Paris (também o famoso comboio TGV), Toulouse a Marselha, bem como entre as duas cidades. Bordéus fica a 586 kms de Paris, 650 kms de Marselha, 244 kms de Toulouse e 713 kms de Madrid. Toulouse fica a 700 kms de Paris e 407 kms de Marselha.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado.