Bulgária

A Bulgária é um país dos Balcãs, limitado a norte pela Roménia, a leste pelo Mar Negro, a sul pela Turquia e pela Grécia e a oeste pela Macedónia e Sérvia. A capital é Sófia. Faz parte da União Europeia desde 2007.

Varna é terceira maior cidade e o maior porto da Bulgária e é uma estância balnear no Mar Negro com praias extensas e famosas. É também uma cidade industrial, com fábricas metalúrgicas, mecânicas, químicas, alimentícias e têxteis. Tem cerca de 400.000 habitantes. O Jardim do Mar é o maior parque da cidade e cria um cenário fantástico de verde junto ao mar na praia central da cidade. Outras atracções de Varna são o Aquarium (1932) o Observatório Copernicus e o Planetário, o Museu de História Natural. O Passeio Marítimo é uma linha de bares de praia que percorrem a principal praia da cidade. A rua comercial da cidade é o Boulevard Príncipe Boris contendo ruas pedestres.
A notável Catedral Ortodoxa Sveto Uspenie Bogorodichno de Varna abriu em 1886. Trata-se de uma imponente igreja com um interior riquíssimo.
Das 18 mesquitas anteriormente existentes em Varna sobraram 2.

Bourgas é a segunda maior cidade búlgara na costa do Mar Negro e a quarta do país. É actualmente com o seu aeroporto uma base importante para o turismo no Mar Negro facilitando o acesso às praias de Sunny Beach. A estação ferroviária é a peça de arquitectura mais relevante da cidade tendo sido inaugurada em 1903.

Nessebar é uma cidade antiga situada junto às principais estâncias balneares do Mar Negro, nomeadamente Sunny Beach. Fica numa península (foi anteriormente uma ilha). O seu conjunto arquitetónico antigo e bem preservado, revelando 3000 anos de história e a ocupação por vários povos, fio classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.

Sozopol é também uma cidade antiga situada 35 km a sul de Bourgas, junto ao Mar Negro e por isso também uma base importante para as praias da região. As ruas são piturescas e junto ao mar proporcionam bonitos cenários.


Geografia

A Bulgária é composta pelas regiões clássicas da Trácia, Mésia e Macedónia. O sudoeste do país é montanhoso e contém o ponto mais elevado da Península Balcânica, o Musala com 2925 m. A cordilheira dos Balcãs atravessa o centro do país de leste a oeste, a norte do famoso vale das Rosas. Há regiões de planície e colinas a sudeste, ao longo da costa do Mar Negro e nas margens do rio principal da Bulgária, o Danúbio, a norte. Outros rios importantes são o Struma e o Maritsa, no sul do país.

A população da Bulgária é principalmente constituída por búlgaros (83.9%), com duas minorias, turcos (9.4%) e ciganos (4.7%). 96,3% da população fala búlgaro como sua lingua materna. O búlgaro, faz parte do grupo de idiomas eslavos, e único idioma oficial.

História

O primeiro estado búlgaro formou-se ao final do século VII. Nos séculos seguintes entrou em guerra contra o Império Bizantino por diversas vezes para garantir a sua existência. Porém, não logrou resistir à invasão do Império Otomano no final do século XIV.

A Bulgária recuperou a sua independência em 1878 com um Principado Autónomo e a sua independência total foi proclamada em 1908. Pouco tempo depois, nos anos 1912 e 1913 envolveu-se na Guerra dos Balcãs. Durante a Primeira Guerra Mundial e mais tarde na Segunda Guerra Mundial combateu ao lado das nações que vieram a ser derrotadas no conflito.

Finalizada a Segunda Guerra Mundial, ficou sob a influência da União Soviética e tornou-se numa república socialista em 1946. O governo comunista encerrou-se em 1990, quando o País teve eleições com a participação de diversos partidos.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado.