Açores (Portugal)

São Miguel     *     Terceira     *     Pico     *     Faial     *     São Jorge     *     Graciosa     *     Flores

O arquipélago dos Açores é uma Região Autónoma de Portugal. Tem uma população de cerca de 250 mil habitantes e uma superfície de 2333 km2. A sua capital é Ponta Delgada. O arquipélago fica situado sobre a Dorsal Média Atlântica. As nove ilhas dos Açores estão dispersas entre as longitudes 25º W de Santa Maria, a cerca de 2000 km de Portugal Continental e 31º W das Flores a 2300 km da Nova Escócia no Canadá.

O Arquipélago dos Açores está dividido em 3 grupos de ilhas, o Grupo Oriental com São Miguel e Santa Maria, o Grupo Central com Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa e o Grupo Ocidental com Flores e Corvo. O ponto mais alto dos Açores e também de Portugal é a Montanha do Pico com 2351 m na Ilha do Pico. As ilhas açoreanas são de origem vulcânica, tendo a primeira ilha – Santa Maria – aparecido há 8 milhões de anos e a última o Pico há 270 mil anos. A actividade vulcânica nos Açores está sempre presente, seja pelas Furnas activas em São Miguel ou na Terceira, as fumarolas no topo do Pico, as caldeiras de água quente, as erupções recentes como a grande erupção dos Capelinhos em 1957, ou mesmo as longas faixas costeiras pintadas de lava preta que são hoje as rochas.

Os Açores tiveram sempre na sua história uma grande importância geo-estratégica devido ao seu posicionamento no mundo, desde o tempo dos Descobrimentos portugueses até à 2ª Guerra Mundial no suporte às forças armadas americanas, tendo ficado até hoje na Ilha da Terceira uma importante base americana nas Lajes. As principais actividades económicas nos Açores foram desde sempre a agricultura e pastorícia, com o sector dos lacticínios com grande influência que se estende até ao Continente. Os vastos pastos verdes rapidamente demonstram esse potencial dando o mote comercial “às vacas felizes” para os seus produtos. Até aos anos 1980 foi de grande importância para a economia regional a pesca da baleia e a industria em seu redor. Com a proibição internacional por acordo desta actividade e com o aparecimento do turismo, foi feito um ajuste lento para a criação de empresas de observação de cetáceos que hoje florescem.

Os Açores foram descobertos pelos portugueses em 1431 quando o navegador Gonçalo Velho Cabral chegou à Ilha de Santa Maria. No ano seguinte o Infante D.Henrique mandou povoar as ilhas do grupo oriental e até 1450 foram descobertas as Flores e Corvo.

As 9 ilhas açoreanas são de uma beleza extraordinária e apresentando uma enorme diversidade de paisagens de ilha para ilha. Os voos directos do continente português, de outras cidades europeias e dos Estados Unidos e Canadá têm potenciado o grande crescimento do turismo.

As principais cidades dos Açores são:
Ponta Delgada – São Miguel
Angra do Heroismo – Terceira
Ribeira Grande – São Miguel
Praia da Vitória – Terceira
Horta – Faial
Lagoa – São Miguel
Vila Franca do Campo – São Miguel

As principais vilas das restantes ilhas são:
Vila do Porto – Santa Maria
Santa Cruz da Graciosa – Graciosa
Velas – São Jorge
Madalena – Pico
Lajes – Pico
São Roque – Pico
Santa Cruz das Flores – Flores
Vila do Corvo – Corvo

Comentários

O seu endereço de email não será publicado.